Mailbox app, novo conceito de como gerir e-mails

Já não é propriamente novidade recente mas como não fui um dos sortudos a conseguir utilizar a Mailbox app (web)  logo no lançamento, só hoje, após 2 semanas de utilização e 4 semanas de espera uma fila de 695000 pessoas me atrevo a partilhar a minha opinião sobre a aplicação.

Logo para começar, a maneira como gerimos os e-mails: e-mail recebido, e-mail lido, decidir o que fazer com o e-mail, realmente fazer qualquer coisa o e-mail ou arquivar / apagar o e-mail ou simplesmente decidir que faremos qualquer coisa com o e-mail mais tarde. Parece simples e óbvio não é? E é! O problema está no que acontece quando simplesmente decidimos que “vemos depois” e quando damos por isso, temos uma pilha de milhares de e-mails na inbox sem ponta por onde se lhe pegue.

Com esta mailbox app podemos apagar o e-mail, arquivar o e-mail (numa label ou não) ou… marcar o e-mail para ser tratado depois, e é aqui que app entra em acção com a sua “revolucionária” funcionalidade, sempre que decidimos marcar o e-mail para ser tratado depois ela pergunta-nos: “Quando?”, tipo um gestor de projecto chato… e aqui temos varias opções.. “mais tarde” (costumizável), “hoje à noite”, “amanhã”, “no próximo fim de semana”, “na próxima semana”, “daqui por um mês” ou o meu favorito “qualquer dia” (também costumizável).

Simples, mantemos a inbox limpa e o e-mail que não queremos tratar logo, aparece-nos de novo na inbox quando nós dissermos que ele deve voltar a aparecer de novo.

A aplicação está muito bem desenhada, muito clean, foi dada grande importância ao detalhe nos pormenores visuais, é uma aplicação agradável à vista.

Pra simplificar as coisas toda o conceito da aplicação funciona com base em “gestures”

“Rápido para a direita” – Arquiva
mailbox app

“Lento para a direita” – Apaga
mailbox app

“Rápido para a esquerda” – Para fazer depois e apresenta um ecrã para escolher quando
mailbox app mailbox app

“Lento para a esquerda” – Arquiva e apresenta um ecrã para escolher a label
mailbox app mailbox app

Com isto temos os e-mails onde queremos (esta parte já estávamos habituados) e quando queremos 🙂

Um sintoma secundário desta aplicação éo chamado “inbox zero”, todos os dias somos presenciados com uma imagem nova quando limpamos a inbox:

mailbox app
Veredicto:
Para já a mailbox app é apenas compatível com Gmail (suporte a ser expandido no futuro) e estou a utiliza-la exclusivamente para gerir o meu e-mail pessoal, quando suportar exchange talvez a utilize também para o e-mail do trabalho.

Estou bastante impressionado pela facilidade que é utiliza-la e pela simplicidade, finalmente consigo manter a minha inbox limpa e organizada.

Recomendo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *